terça-feira, 30 de outubro de 2012

Ambiente de trabalho - Interferência e Desempenho

O ambiente e a manutenção do foco profissional

O ambiente de trabalho pode ser compreendido como a manutenção do clima profissional, estabelecendo uma relação pessoal e profissional sem que estas se misturem e atrapalhem o desempenho da equipe.
O discernimento entre os valores pessoais, as diferenças técnicas e o rendimento apresentado por cada componente da equipe precisa ser compreendido e analisado separadamente, como forma de parâmetro para o bom rendimento.
Também é muito importante saber qual o sentimento que o atleta ou membros da comissão técnica possuem da sua equipe, seu clube/empresa, sua torcida, imprensa, patrocinadores e toda rede de interesse que sua equipe administra.
Um olhar direcionado as normas impostas, as condutas adotadas e a visão das políticas empregadas por quem administra o projeto, podendo sofrer avaliações positivas ou negativas conforme sua postura e atuação.
O ambiente está intimamente ligado a fatores de satisfação, como motivação da equipe, qualidade e produtividade no trabalho.
Buscar as respostas e interpretar as situações que ocorrem no cotidiano profissional fortalece as relações internas, e transmitem confiança aos seus integrantes, pois o primeiro passo é a conquista interna e posterior as conquistas externas, não há como manter bons resultados em um ambiente que não possui boa relação profissional.
Alguns sintomas podem indicar o clima entre os membros de uma equipe, tais como: A rápida aceitação de novas ideias, atitudes positivas e dedicação, compromisso com as metas e os objetivos propostos. Assim como a falta de motivação para exercer suas funções, rotatividade de atletas, erros freqüentes de estratégia e tensão indicam que a aplicação de algumas medidas devem ser reavaliadas.
O ambiente de trabalho age como indicador de rendimento, que forma a cultura profissional e também revelam se a política esta favorecendo ou não o alcance de seus objetivos.
Foi o tempo em que tudo era restrito apenas ao técnico e ao atleta, os fatores de administração da equipe e a gestão dos seus dirigentes interferem diretamente no desempenho de todos.
Os impactos nos resultados são diretos e visíveis, pois a partir do momento em que o atleta e seus membros da comissão não visualizam imagem positiva de quem estão representando o clima da organização fica vulnerável e as dificuldades são sempre maiores.
Exemplos estão por toda a parte, e as responsabilidades precisam cada vez mais serem divididas e na mesma medida que as glórias quando alcançadas.
O sucesso seduz e nos tira do chão, pensamos muitas vezes que será eterno e cabe ao líder a gestão e administração destes momentos, bem como, manter a auto-estima e a confiança sempre em níveis aceitáveis.
O ambiente é amplo e irrestrito vai muito além de uma quadra, uma bola e suas regras, por isso a visão amplificada de um projeto, de uma equipe é de responsabilidade de seu técnico, atletas e de seus dirigentes.
Cuidar do ambiente, cuidar de si e se preocupar com os demais é uma “fórmula” de sucesso para qualquer equipe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário