quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Os pilares que alicerçam o atleta

Reunir capacidades que se completam e que formam um verdadeiro atleta
 

Reunir capacidade técnica, valências físicas, inteligência tática e força mental são os pilares que tornam um atleta diferente dos demais.

Não é possível devagar nas comparações e achar que o ambiente em que vivemos hoje é igual ao passado, mesmo que recente, as mudanças são inúmeras, o acesso as informações, a internet, a exposição da mídia e imagem e em especial a projeção alcançada hoje é muito diferente isso aumenta e muito a pressão, somente por estas razões tudo já é diferente e cada qual no seu tempo.

Longe de mim querer dizer que os atletas não possuíam uma força mental presente no seu desenvolvimento, o que quero dizer é que hoje tal necessidade é indispensável e nunca esteve tão em evidência.

Deparamos-nos diariamente com atletas com elevada capacidade técnica, outros tantos com inteligência tática, mais poucos possuem uma força mental capaz de superar adversidades, reagir a momentos difíceis e de encontrar saídas eficientes e eficazes em momentos decisivos.

A técnica individual deve estar sempre a serviço da tática, e ambas precisam estar amparadas na força da mente, no equilíbrio emocional e autoconfiança.

Reverter situações de dificuldades e encontrar soluções que possibilitem a mudança no resultado não é tarefa para quem não possui demasiada intimidade com os movimentos motores, os comandos parece estarem em “automático” o corpo passa a produzir movimentos involuntários precisos e a mente se encarrega de formular as estratégias e as respostas as mudanças freqüentes de movimentos imprevisíveis, plásticos e cirúrgicos.

O corpo obedece às ordens de uma mente preparada para reagir neste momento, mesmo sabendo que milhões de pessoas exercem pressão emocional nas suas ações e que lhe observam a cada movimento, seus lances são vigiados, suas palavras medidas e seu comportamento avaliado.

Como se esquecesse de tudo que ocorre fora do seu habitat de disputa segue com firmeza e determinação para cumprir com aquilo que foi lhe exigido, com extrema disciplina para responder a cobrança e de forma resiliente se lança ao desafio com segurança e confiança.

O Futsal é um esporte com elevado grau de exigência física, técnica/tática e mental por este motivo não é qualquer um que cumpre todas as exigências dessa modalidade, cabendo a poucos a função de protagonista.

Temos exemplos de sobra para identificar quem possui e quem ainda precisa de amparo para adquirir tal capacidade pois este é o grande diferencial competitivo.

A força da mente!!!

 

Um comentário:

  1. Ola ! Gostaria de saber se está previsto alguma data para estágio de treinadores com você este ano? Gostaria de informações. Meu e-mail; contato.allysson@bol.com.br

    ResponderExcluir