Fechando esta série de artigos referente à montagem de uma equipe vencedora, falaremos sobre o Talento Individual. Deixamos este tema para abordar neste fechamento em razão de ser um tema sempre muito discutido e polêmico.
Não há como negar que o talento individual é o fator mais determinante dentro de uma equipe, a grande dificuldade é atrair esta importante qualidade e característica. Existem duas boas formas de agregar este perfil em nossas equipes.
•Através de uma proposta financeira atraente.
•Através de um grande projeto profissional de crescimento e desenvolvimento.
Talvez até pudéssemos listar mais algum item nessa relação, mais no final da negociação o que irá prevalecer serão estes dois. Atletas com talento procuram as duas coisas, muitas vezes até abrem mão de uma delas, mas não é frequente.
Talento Individual: Poderíamos definir o talento individual por uma capacidade especial que o atleta apresenta para realizar algo, este talento pode ser “herdado” ou então adquirido com o desenvolvimento de um bom trabalho técnico. Capacidade física e um grande poder de antecipação mental. Ter em sua equipe um atleta com este perfil pode garantir “ou não” a ela uma possibilidade de êxito em seus resultados. Todos estão em busca de uma mesma coisa, contratar jogadores que são verdadeiros talentos, muitas delas buscam sem a mínima condição, financeira e estrutural. Ter um talento em sua equipe sem a mínima condição para o seu desenvolvimento é o mesmo que possuir um carro sem motor, não servirá para nada.
Equipe cujo investimento não será suficiente para contratar atletas com esse perfil deve apostar em outros fatores de desenvolvimento. É possível desenvolver talentos em equipes bem estruturadas, criar seu próprio talento individual. O custo será muito menor e o rendimento poderá ser igual. Pois todos os dias encontramos casos de atletas consagrados, com grande potencial técnico não renderem o que podem. Para agregar um grande talento em sua equipe é preciso combinar características que complementem o seu desenvolvimento.
É importante também que o “Atleta de Talento” tenha outras características associadas, características que abordamos aqui nos artigos anteriores, se o atleta possuir um talento individual e for comprometido, ou então competitivo, ou até mesmo obter um grande equilíbrio emocional ele fará sim toda a diferença.
O problema é que muitos talentos se desenvolvem sem estas preocupações, acham que somente seu potencial técnico será suficiente e então se sentem acima de todos os demais, buscam privilégios e disparam sua arrogância diante dos demais.
O talento individual apresenta inúmeras características, é preciso decidir qual o mais adequado para a formação de sua equipe, podemos agregar um talento especifico se sua equipe sente a necessidade dele. Contemplar as qualidades e as capacidades técnicas é a grande chave do problema.
O Futsal, assim como o futebol é um esporte com características muito particulares, é preciso minimizar erros, essa é a grande chave de soluções, possuírem atletas que se complementem e que busquem aperfeiçoamento sem vaidades, isso levará a equipe aos resultados esperados.
O assunto é complexo como prevíamos no início, mais serve de reflexão. No próximo artigo faremos o fechamento do assunto tentando concluir os tópicos abordados e auxiliar nossos Técnicos a buscar estes entendimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário