segunda-feira, 9 de maio de 2011

Distribuição de Tempo - Ocupação Espacial

Vamos para mais um item da pesquisa, relacionado à Ocupação Espacial. Confesso-lhes que esse item me chamou muito a atenção, não pela proporcionalidade mais por conhecer um pouco melhor as delimitações e as ocupações que meu trabalho estava tendo.
Toda pesquisa é muito importante, mas ela precisa ter correlação com a prática e também aplicabilidade no nosso trabalho diário ou então apenas será uma pesquisa, números e sem importância.
A coleta relacionada à Ocupação Espacial refere-se especificamente aos limites da quadra onde realizamos nossas atividades (Treinamentos), e foram divididas da seguinte forma:
1.Quadra Toda
2.Meia Quadra
3.¼ de Quadra

Nossas atividades representaram a proporcionalidade da ocupação e com grande percentual relacionado aos trabalhos onde utilizando com grande ênfase a quadra toda.
Com estes números chegamos a algumas conclusões importantes e que expressaram realmente o que previamente imaginávamos.
Quando você realiza trabalhos com ocupação de todo espaço disponível da quadra acaba proporcionando ao atleta uma visão amplificada e certamente isso lhe auxiliará na visão global do jogo.
Vou apresentar a coleta para uma posterior análise, que assim se demonstrou:

Ocupação Espacial Percentual
Quadra Toda 77%
Meia Quadra 20%
¼ de Quadra 3%

Como percebemos a proporcionalidade foi muito maior na ocupação total do espaço, acredito que esse deve ser uns dos motivos que levam minha equipe a ter uma melhor noção dos espaços e coberturas e por consequência controle do jogo, evitando sofrer muitos gols, pois de imediato a finalização de uma tarefa ofensiva a equipe se ajusta prontamente ao sistema de defesa evitando que o prejuízo comprometa o resultado.
Os trabalhos de Meia Quadra também tem percentual relevante, e normalmente são aqueles trabalhos realizados com movimentações ofensivas e posse de bola de meio de quadra, uma realidade freqüente do jogo.
Já os trabalhos onde utilizamos apenas ¼ da Quadra estão relacionados aos períodos de Pré Aquecimento e atividades iniciais de trabalho.
Bom, os números obviamente são grande relevância para o meu trabalho, mas o objetivo é compartilhar com vocês e também demonstração a correlação que as pesquisas possuem com nosso trabalho prático. Acredito que podemos identificar ações que sejam importantes monitorar e controlar em nossas sessões, utilizando deste processo para grandes evoluções Técnico/Tático.
Grande abraço e seguimos sempre buscando mais informações aos amigos e seguidores do Blog, em breve mais conteúdo. Obrigado à todos!!!

2 comentários:

  1. Relamente!!! Texto muito bom. Vou começar a observar nos meus treinamentos. Giovanni (www.ascover.com.br e ascoverfc.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  2. visita o blog

    www.futsaljaguarense.blogspot.com

    ResponderExcluir