O próximo item que analisamos na pesquisa refere-se à Função da Tarefa que consiste na identificação que aquela determinada atividade/exercício tem, normalmente procuramos identificar dentro do treinamento as atividades técnicas que proporcionam suporte ao sistema tático da equipe, é inevitável dizer que todo sistema tático depende da qualidade técnica da equipe, isso é determinante para o sucesso das ações.
Dentro da Função da Tarefa foram analisadas as seguintes variáveis:
•Fixação da Técnica – Atividades que exigem do técnico a correção de gestos e movimentos específicos, em especial aos fundamentos básicos da modalidade, como por exemplo: Posição dos pés na finalização, posição dos pés na hora do passe, condução de bola com velocidade, mudanças de direção entre outras...
•Aplicação da Técnica – Atividades que criamos dentro das sessões de treinamento para aplicar a técnica especifica, como por exemplo: Criamos exercícios e jogos que exigem o aprimoramento e aplicação correta da técnica individual do atleta.
•Competição – Refere-se diretamente ao jogo, ao conjunto competitivo que se desenvolve dentro da equipe através de atividades práticas que exigem dos atletas o empenho para superar e até mesmo “vencer” a tarefa proposta. Se a atividade não contemplar o caráter competitivo a aplicação da técnica ficará prejudicada e assim dificultará o aperfeiçoamento dos gestos específicos.
Desta forma estabeleceu-se o mesmo critério de quantificação, o tempo total do treinamento foi de 395 min. (Trezentos e noventa e cinco minutos) e dentro das atividades realizadas no treinamento foram feitas as distribuições para identificar o percentual de trabalho em cada tarefa. Ficando assim expostas:
Função da Tarefa Percentual
Fixação da Técnica 1,5%
Aplicação da Técnica 56,2%
Competição 42,2%
Farei uma rápida análise sobre os dados coletados:
No Alto Rendimento o técnico muitas vezes não dispõe de tempo apropriado para executar correções técnicas (Trabalho de fundamentos básicos), o atleta que se apresenta para uma equipe de rendimento “necessita” de fundamentos técnicos apurados, a função do treinamento e do técnico nesta fase de trabalho será o de aprimorar e aperfeiçoar a sua qualidade técnica dentro de atividades que exijam perfeição na sua execução, e a ênfase também será muito maior no jogo/competição para que o atleta possa aprimorar sua condição de execução.
Se estivéssemos falando de atletas em formação e base, teríamos que aumentar o percentual de trabalhos de fixação da técnica, para que os fundamentos fossem corrigidos e melhorados. Garantindo uma qualidade para a execução mais complexa no alto rendimento.
No caso de minha equipe os percentuais foram significativos no que tange a Aplicação da Técnica e o jogo/competição dentro do treinamento, de forma proposital essa metodologia é aplicada para garantir ao atleta atividades que se aproximem sempre ao máximo da realidade do jogo. Costumo dizer que no alto rendimento o atleta precisa saber “entender o jogo”.
No próximo post apresentarei as analise relacionado à Condição da Tarefa, grande abraço e até o próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário