sexta-feira, 30 de março de 2012

O Desenvolvimento do Trabalho Técnico

Para o bom desenvolvimento técnico precisamos elaborar nosso trabalho com prioridade na melhora da capacidade de autonomia e decisões de nossos atletas, esse desenvolvimento pode garantir segurança e boas respostas, muitas delas não programadas, analises sistemáticas que garantam um bom percentual de controle de erros, pois como de conhecimento de todos, o Futsal possui exigências dinâmicas e apresenta elevado percentual de erros nas decisões.
Para desenvolver esta capacidade de decisões confiáveis e que conduzem a equipe e o atleta a obterem sucesso, um caminho deverá ser percorrido, o caminho ao incentivo, a criatividade e a inovação.
Através de trabalhos desenvolvidos diariamente é possível melhorar e muito o poder de decidir com a qualidade que se deseja.
Os trabalhos mecânicos limitam o potencial cognitivo do atleta e impede que ele responda de acordo com o problema apresentado, e torna-o previsível em suas ações, contrariando o propósito principal do jogo que é o de reagir as ações inesperadas, são elas que muitas vezes garantem sucesso ao resultado do jogo.
As decisões programadas formam um conjunto de ações que auxiliam na solução dos problemas cotidianos, mais eles precisam ter flexibilidade para as adaptações emergenciais e também um controle de índice erro/acerto para um monitoramento confiável e seguro.
O poder para reagir sob pressão e as mudanças frequentes no estado emocional de uma partida obriga o técnico a ler, interpretar e dar solução imediata as ações, quando ele desenvolve um padrão coletivo e incentiva seus atletas a auxiliá-lo neste processo ele ganha colaboradores efetivos e que lhe ajudarão monitorar todo o território de jogo, os movimentos estranhos e também o comportamento dos adversários.
Estes conjuntos de ações geram consistência no trabalho realizado, segurança para obtenção de resultados e em especial, equilíbrio emocional/técnico/tático.

2 comentários:

  1. Autonomia e ser livre e dar a si mesmo as regras a serem seguindas racionalmente.
    A ra ao e a consciencia do individo sobre as leis morais, que so podem ser admitidas com a existencia da libertade, liberdade so admitida com a intuicao intelectual ou seja o CONHECIMENTO.
    Marquinhos parabens pelo artigo sabedoria e repartir o pao. (desculpe meu lap esta com o teclado desconfigurado)

    ResponderExcluir
  2. Graças a Deus que voltou a escrever professor, espero que seu calendário permita que volte a escrever e compartilhar seu conhecimento conosco... Abração

    ResponderExcluir