sexta-feira, 11 de setembro de 2015

"Fazer escolhas mais acertadas e conviver melhor com fatores que não podemos controlar"

O melhor caminho para o esporte ainda é tentar entender sua lógica, por mais distante que pareça estar, ela existe.

Surgindo evidências de que a prática concentrada possui efeitos significativos para seu entendimento, pode-se dizer que o caminho sempre será a prática.

O aumento na compreensão das tarefas do jogo produz economia de tempo e energia passando as decisões de um estado consciente para um estado intuitivo.

Alcançar o desempenho excepcional é antecipar e prever estratégias, controlar aspectos que sejam relevantes a sua prática, gerar performance superior e modificar se necessário for as estratégias durante o desempenho.

As vantagens competitivas na sua grande maioria vem de pessoas extraordinárias com desempenho extraordinário, elas são capazes de elaborar representações mentais das coisas que desejam fazer e executá-las quando preciso for.

Possuir a capacidade de antever o próximo lance que irá acontecer e elaborar decisões que possam maximizar o desfeche da ação ou minimizar seus impactos negativos, para está situação David Shenk a defini como "pistas antecipatórias".

Diz ainda "existe um elemento de elegância desimpedida no desempenho excepcional, cujos fundamentos estão no gerenciamento e no controle eficaz do processo adaptativo".

Podemos analisar em base desse relato que uma das fontes desse processo pode estar em camadas abstratas do controle e do planejamento.

Nem tudo pode ser atribuído ao acaso, tão pouco, o acaso pode ser desafiado. Sabemos que ele existe e que a aleatoriedade indica certas direções.

Há algum tempo atrás li um livro que se chama O ANDAR DO BÊBADO que dizia “Não estamos preparados para lidar com o aleatório – e, por isso, não percebemos o quanto o acaso interfere em nossas vidas”. Em seguida faz ainda um alerta importante “Prepare-se para colocar em xeque algumas certezas sobre o funcionamento do mundo e para perceber que muitas coisas são tão previsíveis quanto o próximo passo de um bêbado depois de uma noitada”.

Transportando tudo isso para nossa profissão elevo minhas reflexões para o quanto previsível são algumas coisas em nossas vidas e o quanto imprevisível elas também podem ser.

Não há controle sobre o resultado, mas posso controlar meu trabalho e nele me dedicar pois sei que existem milhões de fatos atrelados a isso, portanto, é melhor seguir trabalhando para depender o menos possível da “sorte”.

Forte abraço e votos de sucesso a todos!!!
Amax Futsal - Metodologias para o Futsal
amaxfutsal@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário