domingo, 16 de janeiro de 2011

O Atleta com equilíbrio emocional

Se em outras profissões o equilíbrio emocional é importante, no esporte ele é fundamental. O grau de dificuldade para se manter em equilíbrio diante de situações que mudam constantemente caracterizam o esporte como uma profissão de grande exigência emocional.
Inúmeros fatores influenciam o desempenho do atleta, situações como o ambiente de trabalho, o clima, torcedores, imprensa, pressão pelos resultados, o adversário entre outros.
Todas essas exigências provocam grande necessidade de evolução emocional, de buscar analisar o comportamento dos atletas em quadra, verificando como se comportam em determinadas situações para que sejam orientados e auxiliados no seu comportamento.
É um trabalho multidisciplinar, por isso dentro de uma estrutura técnica a presença de um profissional da área da psicologia é de extrema importância executando um acompanhamento profissional, não concentrando seu trabalho apenas com os atletas, mais com todos os membros da comissão técnica.
Equilíbrio Emocional: O atleta que apresenta um bom equilíbrio emocional se caracteriza pela capacidade de administrar as adversidades do jogo e do seu dia a dia de trabalho com certa tranqüilidade, entendendo que aquilo faz parte do seu cotidiano e que é possível aprender muito com estes momentos. São prudentes e mantêm o controle do jogo, se arriscam se for absolutamente necessário, do contrário procuram orientar seus companheiros a seguir o plano tático e monitora para que os mesmos não abandonem seus “postos” de trabalho sem a devida necessidade. Luta pelos seus objetivos mais com cautela para não comprometer o objetivo principal. Tem noção do conjunto de suas metas e sabe que “um” jogo é apenas uma parte desse todo. É o contraponto daqueles que pensam em vencer a qualquer preço e de qualquer jeito.
As definições de equilíbrio emocional não são definições literárias e essa também não é minha pretensão, o objetivo é demonstrar algumas das qualidades deste “tipo” de atleta e também buscar orientação para o desenvolvimento dessas características nos demais membros da equipe.
Uma equação muito simples pode fazer toda a diferença num planejamento de trabalho, entender que aspectos comportamentais juntos asseguram qualidade nos resultados, por este motivo é importante lembrar que; EQUILIBRIO + ESTABILIDADE = ÊXITO/SUCESSO.
No próximo artigo vamos falar sobre o Talento Individual, completando esta plataforma técnica das qualidades necessárias para uma equipe vencedora.

Um comentário:

  1. Muito bom.
    Só que demorou desta vez. Rs, assim ficamos angustiados, esperando suas postagens...
    Grande abraço e obrigado por responder o email.
    Vale a pen seguir o que vc tem a dizer.
    Nos veremos em breve...
    Abração!!

    ResponderExcluir