quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

O Atleta Comprometido

A exemplo de outras qualidades esta também se inclui dentre as capacidades individuais indispensáveis na formação de uma equipe.
Um Atleta Comprometido se destaca por sua vontade de realizar suas funções com prazer, não mede esforços para cumprir seus compromissos.
Suas atitudes são observadas por todos e muitas vezes servem de referência para os demais, tudo isso gera uma certeza, você pode contar com ele a qualquer momento.
•Perfil Comprometido: Os atletas que possuem comprometimento com a equipe se destacam pela forma com que encaram seus compromissos, não entende isso como uma “obrigação”. Ele tem plena consciência de que seu comportamento irá representar grande influência no resultado final do trabalho. Faz-se presente nas sessões de treinamento e apresentações da equipe com antecedência, não corre riscos de se atrasar ou até mesmo de não cumprir seus horários. Sempre disposto a realizar tarefas técnicas e táticas fora de suas habituais habilidades. Faz de tudo para ser útil e estar presente em momentos difíceis.
O comprometimento é contagiante e é tão importante quanto à função de um líder dentro de uma equipe, muitas vezes essa característica é a que os técnicos procuram para eleger seus capitães, primando pelo exemplo e seu comportamento.
Esta característica também é uma qualidade inata, porém quando ela é estimulada dentro da equipe e valorizada pelos membros da comissão técnica e diretores, todos podem por alguma razão se sentir motivado para aderir também este comportamento. Quem ganha com toda certeza é a equipe, pois uma equipe comprometida obtém resultados sempre melhores.
No próximo artigo falaremos sobre os atletas que possuem bom Equilíbrio Emocional, característica importante para resolver problemas e superar adversidades.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns prof. Marquinhos pelo ótimo artigo, realmente um sonho de todo técnico deparar com atletas deste porte. O que vemos muito são jogadores “pseudos” atletas, exímios com a bola no pé, mas ignorantes no que se diz respeito ao convívio em grupo; mais destroem do que criam, buscam sempre o êxito próprio, aí cabe ao “pobre” comandante desenvolver habilidades para lidar com estes “gênios” porque se não dão certo é culpa do técnico que não teve “jogo de cintura”.
    Será que o erro está na formação, digo isto não só nos clubes, mas principalmente em casa, junto de sua família, para aqueles que as tem lógico.
    Onde fica o papel da escola neste contexto todo?

    Prof. até dia 22 no curso da Gama Filho.

    ResponderExcluir
  3. Com certeza Prof. Enio, acredito que a formação de um atleta passa por inúmeros "setores" e nem sempre são bem associados. Mas como o amigo bem disse no esporte não há perdão, e a culpa sempre será do técnico caso ele não tenha bom rendimento. A luta é grande!!! Forte abraço e obrigado pelo seu depoimento.

    ResponderExcluir
  4. Suas palestras no curso da Gama Filho têm sido ótimas, parabéns professor pelo auto nível do curso. Acrescentou muito.

    ResponderExcluir