sexta-feira, 27 de junho de 2014

A Natureza do Jogo

Conteúdo do Kit - Capacitação de Técnicos de Futsal - Alto Rendimento

A NATUREZA DO JOGO
As especificidades atribuídas ao jogo, exigem de seus praticantes, atitudes inteligentes, na tentativa de solucionar os problemas que surgem as inúmeras situações no transcorrer do jogo. A aleatoriedade, a imprevisibilidade e a variabilidade de comportamentos e ações são fatores que concorrem para conferir a esse grupo de esportes características únicas, alicerçadas na inteligência e na capacidade de tomada de decisão. (Garganta de Oliveira, 1986).
Ao tentar entender a complexidade do jogo suas transições, imprevisibilidades, seus momentos de regularidade que são momentos de reposição de bola, os fatores emocionais, cognitivos, o cotidiano dos atletas ou suas percepções além esporte, tudo isso vai ao encontro da construção do conhecimento. Como percebemos, reagimos, escolhemos, que passos podem desencadear em um atleta equilibrado, com resolução de problema de seu contexto acima da média?
Maria T. Bueno postula que o desempenho esportivo é um fenômeno complexo resultante de vários processos e fatores internos e externos ao indivíduo, devendo ser compreendido como um sistema aberto. O atleta é um estado físico no espaço-tempo, resultante de seu embasamento genético expresso através de condições físicas e psicoemocionais, o qual é modulado na sua expressão por diferentes variações ambientais. A construção, a modulação se dá por vários estímulos, isso pensando o atleta como um todo. E na questão jogar futsal? O que é mais importante, técnica, tática, físico? O todo? As partes? O todo e as partes? A resposta que vem à mente é complexidade! "Se há uma experiência de conhecimento e de vida que apraz cultivar, ela diz respeito à consciência de que o inacabamento e a parcialidade parasitam o ato mesmo de viver e conhecer." (Maria da C. de Almeida. Livro Cultura do pensamento complexo) Esse inacabamento citado acima reflete ou caracteriza claramente um jogo de futsal, pela sua complexa dinâmica, sendo assim as informações passadas para a modulação deste atleta só farão sentido se estiverem inseridas dentro do contexto do jogo.
Segundo Einstein da multitude de nossas experiências sensoriais, nós tomamos, mental e arbitrariamente, certos complexos das impressões sensoriais que ocorrem repetidamente e os correlacionamos a um conceito. Considerado logicamente, esse conceito não é idêntico a totalidade das impressões sensoriais a que nos referimos mas é uma criação livre da mente humana. Por outro lado esse conceito deve seu significado exclusivamente à totalidade das impressões sensoriais que associamos a ele. Quando percebemos que os atletas não podem ser modulados fora das interações que constituem o jogo, teremos a visão clara que o objetivo é que o atleta seja bom de jogo e não bom de bola ou bom de modelo de jogo, mas sim um atleta que se adapte as situações diversas do jogo. Partindo desta constatação, conseguiremos ter um planejamento de treinamento mais próximo das ações reais do jogo.
"A tentativa sempre foi minimizar as imprevisibilidades do meio, porem a descoberta que a adaptação estava sendo feita por uma via contraria, nos fez entender que não é o contexto que se adapta e sim o atleta e a equipe que se adaptam ao contexto". (Paulo Cardoso) Tendo esse discernimento o próximo passo é criar "gatilhos" dentro desta interação, que acionem os componentes da equipe, para que criem determinado padrão coletivo, para melhora da resolução de problema individual/coletivo.
Para finalizar cito Morin (1996,1997,2004) O entendimento de um sistema não pode se restringir as partes de forma isolada, nem tão pouco com o todo pelo todo. Um considera de forma cartesiana descontextualiza, reduz aquilo que é complexo, mas o outro ignora as partes suas inter-relações e organizações. Nos dois casos, o sistema complexo é reduzido ora as partes, ora ao todo, o que pode não ser interessante. O todo pode ser maior ou menor que a soma das partes.
Voltamos ao começo, interações/complexidade a cada passo pra frente só uma certeza a distância aumenta!


Paulinho Cardoso
Técnico Minas Ténis Clube – MG

Leia o material completo no Kit Capacitação de Técnicos de Futsal – Alto Rendimento
http://hotmart.net.br/show.html?a=M1977381P


Nenhum comentário:

Postar um comentário