A Condição da Tarefa tem como principal objetivo avaliar de que forma a atividade foi realizada e em que condições. A atividade pode ser realizada em diversas situações mais em especial destaco as atividades (com e sem) Defesa, com Defesa (passiva ou ativa) e leva em consideração também a combinação dos fundamentos, tais como:
•Passe e Finalização;
•Recepção, passe e Finalização;
•Recepção, condução e passe/finalização.
Avalia também a complexidade do jogo que neste caso são divididos em dois tipos:
1.Situações similares ao jogo – Com regras e padrões idênticos ao que se prática numa partida.
2.Situações Táticas – Que podem ou não serem aplicadas no jogo, e ainda ter ou não a presença de defesa.
Essencialmente a avaliação consiste em perceber a complexidade do jogo e seu desenvolvimento evitando assim um “abismo” entre o trabalho de fundamentos técnicos individuais e o jogo propriamente dito. Lembrando que este é o maior problema que enfrentamos, pois as metodologias priorizam na minha avaliação de forma erronia os trabalhos desassociados da sua prática criando uma dificuldade enorme quando o atleta/aluno terá que jogar o jogo em condições adversas. Normalmente ele executa tudo sem a defesa ou sem resistência e não “experimenta” em situações de adaptações, indo direto ao jogo. Além de comprometer a qualidade de execução pode também criar um trauma emocional e a falta de confiança para a realização daquela determinada tarefa.
Vamos então à coleta dos dados, para uma breve análise:
Condição da Tarefa Percentual
Fundamento Individual 1,5%
Complexo do Jogo 56,2%
Jogo 42,2%
Como podemos perceber os percentuais são idênticos aos percentuais na coleta da Função da Tarefa, pois os mesmos estão intimamente ligados, os trabalhos que avaliam a Função avaliam também a Condição e os dados servem de contraprova, se gasta pouco tempo nas atividades de fundamentos individuais, ênfase na complexidade do jogo para preparar o atleta para a condição de executar bem sua tarefa no jogo propriamente dito.
O Tempo disposto para realização de atividades de complexidade das tarefas auxiliam o atleta na busca de soluções, resolvendo o problema de forma cognitiva. Na minha visão essa é a grande proposta do treinamento.
Grande abraço e até o próximo post onde falarei sobre a Ocupação Espacial. Até breve!
A complexidade do jogo propriamente dito dá ao atleta a possibilidade de resolução dos problemas durante a partida. Devido a cultura brasileira e interiorana muitos atletas deixam de lado essa questão de saber e procurar resolver certa situação do jogo, sem ao menos pensar no que está fazendo. Nas cidades onde o futsal é apenas uma modalidade não muito profissional e não se buscam a melhoria das condições para os atletas, o jogo passa a ser o conteúdo mais praticado dentre os treinadores, para, assim, agradar seus atletas, não obtendo, no final, o resultado esperado, na maioria dos casos.
ResponderExcluirGrande abraço Marquinhos Xavier, sou professor de futsal do Clube Bom Pastor de Juiz de Fora/MG, categoria Sub 20. Sou seu fã. Parabéns pelo blog.
Professor Henrique Biaggi